sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Portugal conhece hoje adversários.


Paulo Bento (foto ASF)
Sem pote definido, a seleção diz-se «preparada para tudo», na voz de Humberto Coelho E tudo pode, literalmente, acontecer a Portugal no sorteio, que começa às 16 horas, da Costa do Sauípe. 

Dizer que tudo pode acontecer é um cliché associado a jogos de futebol e não tanto a sorteios altamente condicionados. 
Mas no sorteio de hoje dos oito grupos da fase final do Mundial-2014 tudo pode, de facto, acontecer. Portugal, apesar de estar no Pote 4 pode transitar para o 2 no pré-sorteio e jogar com qualquer uma das outras 31 seleções e não apenas 24, como esperado. 

Tubarões como Itália, Inglaterra e Holanda e peixe graúdo como a Croácia, a Grécia ou a Rússia, que até há dois dias estavam fora das cogitações de Paulo Bento e companhia, são hoje rivais possíveis, além dos cabeças de série. 

Prémios Elevados

A mesma FIFA que com uma mão tira certezas absolutas a Portugal no sorteio, com a outra distribui dinheiro. Cresce em 37 por cento o valor dos prémios em relação ao mundial sul-africano: são 576 milhões de dólares no total, 35 milhões para o vencedor, 25 para o vice-campeão, 22 para o terceiro e 20 para o quarto. Os classificados do quinto ao oitavo lugar recebem 14 milhões cada e os do nono ao 16º nove milhões. Aos que não passarem a primeira fase estão destinados oito milhões. E todos terão um bónus de um milhão e meio para despesas de estadia e viagens. 

Paragem Técnica

Após o seminário de ontem da FIFA ficou estabelecido que, sob determinadas circunstâncias - em princípio os jogos que se iniciam às 13 horas locais nas regiões mais a norte do país onde se esperam temperaturas acima de 32 graus - pode haver a chamada «paragem técnica», isto é, uma interrupção de dois minutos à meia-hora de cada uma das partes do jogo. A medida, sugerida pelo treinador italiano Cesare Prandelli e confirmada pelo secretário-geral da FIFA Jerôme Valcke, só acontecerá se uma comissão de três elementos, que inclui um médico, um árbitro e um coordenador, assim o decidirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário