quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cristiano Ronaldo disputa o prémio com Iniesta e Messi
Ronaldo entre os eleitos.

Andrés Iniesta, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os finalistas da edição 2011/12 do Prémio Melhor Jogador da UEFA na Europa.

Messi – vencedor do prémio há um ano – Iniesta, seu colega no FC Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid CF, foram os três jogadores que mais pontos somaram na votação levada a cabo pelos 53 jornalistas desportivos em representação de cada uma das federações-membro da UEFA.

Xavi Hernández, companheiro de Iniesta na selecção de Espanha e segundo na primeira eleição do prémio em 2011, terminou desta feita no quinto posto, ligeiramente atrás de Andrea Pirlo, médio criativo da Juventus e da Itália, finalista vencida do UEFA EURO 2012. Os três mais votados vão agora entrar na eleição final, sendo o vencedor anunciado no Mónaco, a 30 de Agosto, durante a cerimónia do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League.

Messi desfrutou de uma extraordinária campanha em 2011/12, ao bater os 46 golos de Ronaldo na corrida à Bota de Ouro ESM com 50, sagrando-se ainda o melhor marcador da UEFA Champions League pela quarta época consecutiva, com um recorde de 14 golos. No entanto, os tentos de Ronaldo revelaram-se decisivos para os "merengues" conquistarem o primeiro título da Liga espanhola em quatro anos. Quanto a Iniesta, foi eleito o Melhor Jogador do Torneio no UEFA EURO 2012.

No Mónaco, os jornalistas vão votar em directo, através de um sistema electrónico, no melhor jogador da lista de finalistas. As posições do quarto ao décimo lugar já estão decididas, após cada jornalista ter fornecido uma lista dos seus cinco melhores jogadores, com o primeiro a receber cinco pontos, o segundo quatro e assim sucessivamente:

4 Andrea Pirlo (ITA) – Juventus (90 pontos)
5 Xavi Hernández (ESP) – FC Barcelona (57)
6 Iker Casillas (ESP) – Real Madrid CF (53)
7 Didier Drogba (CIV) – Chelsea FC* (31)
8= Petr Èech (CZE) – Chelsea FC (14)
8= Falcao (COL) – Club Atlético de Madrid (14)
10 Mesut Özil (GER) – Real Madrid CF (10)

*Desde então transferiu-se para o Shanghai Shenhua FC

A distinção, criada em parceria com a European Sports Media (ESM), premeia o melhor jogador, independentemente da sua nacionalidade, a ter representado um clube proveniente de uma federação-membro da UEFA na época anterior.

©FPF.PT Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário