terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PORTUGAL FICA EM CAMPINAS


Portugal fica em Campinas
A Federação Portuguesa de Futebol escolheu Campinas, no Estado de São Paulo, para estagiar durante o Campeonato do Mundo 2014, que decorre no Brasil.

A Seleção Nacional trabalhará no Centro de Treinos da Associação Atlética Ponte Preta e no Estádio Moisés Lucarelli (treinos abertos) e ficará alojada no Hotel The Palms.

Nas visitas que os responsáveis da FPF fizeram a 27 locais em diversas regiões do Brasil (as equipas apuradas para o Mundial-2014 têm que ficar alojadas e treinar em locais designados e aprovados pela FIFA), foram analisadas todas as vertentes desportivas e logísticas inerentes à participação no Mundial.

Dadas as contingências do sorteio realizado no início de dezembro (Portugal é a quinta Seleção que mais distâncias percorrerá entre os jogos da fase de grupos), uma das características que pesaram na decisão foi a proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que permite reduzir ao mínimo as deslocações por via terrestre.

O Hotel Palms fica a cerca de 10 quilómetros do aeroporto, permitindo que o tempo total das viagens de/para os estádios onde se disputam os jogos da fase de grupos seja menor do que se a Seleção estivesse numa cidade mais próxima do local da partida mas tivesse de fazer uma longa (por vezes mais de uma hora) deslocação de autocarro.

Os tempos de viagem na fase de grupos serão aproximadamente:

. Salvador - 2h00
. Manaus - 3h45
. Brasília - 1h15

Além disso, antes de se tomar esta decisão foram consultados vários especialistas nacionais e internacionais sobre as questões que, além das distâncias, mais afetam as equipas - temperatura e humidade, no sentido da compreensão o mais exata possível das consequências que as mesmas colocam ao rendimento dos atletas.

Por outro lado, as infraestruturas disponibilizadas no Centro de Treinos e do Centro de Imprensa, que exigirão desde já a sua  reformulação quase completa, juntamente com  a unidade hoteleira contratada, garantirão as melhores condições possíveis para os atletas.

Foi tida ainda em conta a vertente financeira deste estágio, tendo-se conseguido obter condições especiais que garantem o financiamento total deste investimento com as verbas atribuídas pela FIFA a cada Seleção participante no Campeonato do Mundo.

A Federação Portuguesa de Futebol agradece o empenho e o profissionalismo de todos os responsáveis por outros possíveis locais de estágio onde, por certo, não faltaria apoio à Seleção Nacional e deixa uma palavra especial ao povo de Campinas, cujo carinho demonstrado aos responsáveis da FPF antecipa a expectativa e o entusiasmo com que o povo brasileiro se prepara para receber a Seleção de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário