domingo, 5 de junho de 2011

Hélder Postiga apontou o golo da vitória lusa diante da Noruega

Portugal chega ao topo.

A Seleção Nacional-Clube Portugal ascendeu à liderança do Grupo H de qualificação para o UEFA EURO 2012, ao bater no Estádio da Luz a Noruega, por 1-0. O único golo do desafio foi apontado por Hélder Postiga, na segunda parte.


Portugal entrou decidido em tomar conta das operações, apesar de ter sido a Noruega a primeira a criar perigo, logo no primeiro minuto. Bjørn Helge Riise, à entrada da área, disparou com intenção, para defesa atenta de Eduardo. Aos seis minutos Raul Meireles também tentou a sorte de fora da área, mas o esférico saiu ao lado.


A turma comanda por Paulo Bento tentava contrariar o poderio físico dos nórdicos com rápidas trocas de bola, junto ao solo, mas a defesa contrária parecia ter a lição bem estudada e ia anulando as investidas dos jogadores lusos. Aos nove minutos, Cristiano Ronaldo testou os reflexos do guardião Rune Jarstein, na cobrança de um livre, numa fase em que o domínio dos da casa se intensificava.


Balanceado no ataque, Portugal sofreu um enorme calafrio aos 16 minutos, após um contra-ataque rápido da Noruega. Bjørn Helge Riise isolou Erik Huseklepp, o médio ganhou posição de remate, mas permitiu a defesa a Eduardo. Aos 23 minutos, a formação comandada por Egil Olsen voltou a criar perigo, desta feita por intermédio de Morten Gamst Pedersen, que atirou por cima após um alívio mal calculado de Raul Meireles.


Portugal encontrou sempre muitas dificuldades para ultrapassar a linha defensiva da Noruega, ainda assim ia criando lances de perigo, como um cabeceamento de Cristiano Ronaldo, aos 40 minutos, para defesa apertada de Jarstein. A primeira parte terminou com os portugueses por cima, numa partida em que a Noruega optou por consentir o domínio dos homens da casa, tendo procurado aproveitar alguns lances em contra-ataque.


Na segunda parte a toada manteve-se, tendo pertencido a Hélder Postiga a primeira oportunidade de golo, logo aos 48 minutos. O avançado do Sporting ganhou espaço pelo lado esquerdo, e rematou forte, com Jarstein a defender para canto. No minuto seguinte, foi a vez de Nani rematar à entrada da área, com o esférico a passar muito perto do alvo.


Aos 52 minutos, Portugal conseguiu finalmente vencer a muralha norueguesa, na sequência de um cruzamento rasteiro de Nani. Postiga, de primeira, colocou a bola fora do alcance de Jarstein, tendo estabelecido o 1-0 no Estádio da Luz.


Apesar de ter chegado ao golo, a turma das "quinas" continuou a pressionar e Carlos Martins, aos 56 minutos, poderia ter feito o 2-0, após disparo de pé esquerdo. Valeu à Noruega, Jarstein, a negar o golo ao médio do Benfica. A Noruega tentou até final chegar à igualdade, mas os comandados de Paulo Bento seguraram a vantagem, tendo subido ao primeiro lugar do Grupo H, antes da Viagem ao Chipre, a 2 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário