quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prémios FIFA 2010


No dia 10 de Janeiro de 2011 a FIFA e a Franca Football anunciará os vencedores dos prémios relativos ao ano de 2010 - Bola de Ouro FIFA, que distingue o melhor jogador do ano, a melhor jogadora e os melhores treinadores mundiais de Futebol masculino e feminino durante 2010 - , numa gala que decorrerá na Suíça, no Congresso de Zurique.


Aliança entre FIFA e Amaury Group
A aliança entre a FIFA e o Amaury Group, estabelecida formalmente a 5 de Julho de 2010, em Joanesburgo, originou a criação da FIFA Bola de Ouro – uma combinação entre o Prémio FIFA Jogador Mundial do Ano e a Bola de Ouro da France Football.

Candidatos anunciados esta terça-feira
A FIFA e a France Football anunciaram os nomes dos jogadores e treinadores candidatos às respectivas distinções esta terça-feira.


As listas de 23 jogadores e das 10 jogadoras, assim como as listas de 20 treinadores no futebol masculino e no feminino (10 de cada) candidatos às distinções, foram seleccionadas por técnicos do Comité de Futebol, da Comissão Técnica e de Desenvolvimento e da Comissão de Futebol Feminino e do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA. Também participaram nas escolhas um grupo de especialistas do France Fottball Ballon D’Or.


Os vencedores serão determinados pelos votos dos capitães de equipa e seleccionadores nacionais de Futebol masculino e feminino, assim como por um conjunto de representantes de órgãos de Comunicação Social escolhidos pela France Footbal.


FIFA distingue treinadores pela primeira vez
Esta será a primeira vez que será entregue um galardão da FIFA que distinguirá o melhor treinador do mundo, tanto no Futebol masculino, como no Futebol feminino.


FIFA atribui várias distinções
Os vencedores serão anunciados na primeira gala Bola de Ouro FIFA, onde também será anunciado o FIFA/FIFpro World XI (que distingue os melhores onze jogadores de 2010) e o vencedor do Prémio Puskas atribuído ao autor do melhor golo do ano. Também os vencedores do Prémio Presidencial e o Prémio FIFA Fair Play serão apresentados durante a gala.


Três primeiros divulgados a 6 de Dezembro
No dia 6 de Dezembro de 2010, a FIFA e a France Football revelerão, em Paris, os nomes dos três jogadores e das três jogadoras mais votadas, assim como dos três treinadores de Futebol masculino e de três treinadores de Futebol feminino.


Eis as listas de candidatos aos prémios:
Bola de Ouro:
Cristiano Ronaldo (Portugal), Xabi Alonso (Espanha), Daniel Alves (Brasil), Iker Casillas (Espanha), Didier Drogba (Costa do Marfim), Samuel Eto’o (Camarões), Cesc Fabregas (Espanha), Diego Forlán (Uruguai), Asamoah Gyan (Gana), Andrés Iniesta (Espanha), Júlio César (Brasil), Miroslav Klose (Alemanha), Philipp Lahm (Alemanha), Maicon (Brasil), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Mesut Özil (Alemanha), Carles Puyol (Espanha), Arjen Robben (Holanda), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda), David Villa (Espanha) e Xavi (Espanha).


Melhor jogadora de 2010:
Camille Abily (França), Fatmire Bajramaj (Alemanha), So Yun Ji (Coreia do Sul), Marta (Brasil), Birgit Prinz (Alemanha), Caroline Seger (Suécia), Christine Sinclair (Canadá), Kelly Smith (Inglaterra), Hope Solo (Estados Unidos) e Abby Wambach (Estados Unidos).


Melhor Treinador de Futebol masculino em 2010:
José Mourinho (Portugal/FC Internazionale Milano e Real Madrid CF)
Carlo Ancelotti (Itália/Chelsea FC)
Vicente del Bosque (Espanha/Seleção de Espanha)
Alex Ferguson (Escócia/Manchester United)
Pep Guardiola (Espanha/FC Barcelona)
Joachim Löw (Alemanha/Seleção da Alemanha)
Oscar Tabárez (Uruguai/Seleção do Uruguai)
Louis Van Gaal (Holanda, FC Bayern Munich)
Bert Van Marwijk (Holanda/Seleção da Holanda)
Arsène Wenger (França/Arsenal)


Melhor Treinador de Futebol Feminino:
Bruno Bini (França/Selecção Feminina de França)
In Cheul Choi (Coreia do Sul/Selecção Feminina Sub-20 da Coreia do Sul)
Maren Meinert (Alemanha/Selecção Feminina Sub-20 da Alemanha)
Albertin Montoya (Estados Unidos/ FC Gold Pride)
Silvia Neid (Alemanha/Seleção Feminina da Alemanha)
Hope Powell (Inglaterra/Seleção Feminina de Inglaterrra)
Norio Sasaki (Japão/Seleção Feminina de Inglaterra)
Bernd Schröder (Alemanha/FFC Turbine Potsdam)
Pia Sundhage (Suécia/Seleção Nacional dos Estados Unidos)
Béatrice von Siebenthal (Suíça/Seleção Nacional da Suíça)

Sem comentários:

Enviar um comentário